O que faz um designer gráfico?

Posted on Posted in GetX News

Designer gráfico é, basicamente, o processo de comunicar visualmente. Essa comunicação pode ser através de imagens, textos e desenhos, onde o designer utiliza habilidades de desenho, estética, artes visuais, diagramação e, principalmente, criatividade. Seu trabalho está inserido em nosso cotidiano através de marcas, símbolos, logotipos, embalagens, livros, jornais, placas, anúncios, camisetas, softwares, sites, jogos e tudo o mais que possa comunicar. Ou seja, grande parte do que se vê, escuta ou toca.

O que faz um designer gráfico?

Para responder a essa pergunta, primeiro é preciso explicar o que é design gráfico.

Design gráfico é, basicamente, o processo de comunicar visualmente. Essa comunicação pode ser através de imagens, textos e desenhos, onde o designer utiliza habilidades de desenho, estética, artes visuais, diagramação e, principalmente, criatividade. Seu trabalho está inserido em nosso cotidiano através de marcas, símbolos, logotipos, embalagens, livros, jornais, placas, anúncios, camisetas, softwares, sites, jogos e tudo o mais que possa comunicar. Ou seja, grande parte do que se vê, escuta ou toca.

Pode-se dizer que ele resolve problemas de comunicação por meio da criação de artes e desenhos. Mas por mais que se fale em artes e desenhos, a ferramenta principal desse profissional é, hoje em dia, o computador, equipado com programas como Photoshop, Illustrator, CorelDraw, 3D Studio Max, Adobe Premiere etc.

É claro que não basta apenas saber um pouco sobre como usar esses programas para ser um profissional do design, afinal, além de técnica, também é preciso talento e estudo.

Para cada projeto, o designer estuda e conhece questões relacionadas ao que será desenvolvido, como cores, tipografia, produção gráfica, ergonomia, o suporte e tudo o que for preciso para que se encontre a melhor solução, de forma organizada, estética, viável e que, acima de tudo, traga resultados.

Como atualmente o acesso a esses programas que são as ferramentas de trabalho de um designer está cada vez mais facilitado, muitas pessoas não capacitadas se intitulam de “designers gráficos”, o que é uma afirmação equivocada. O verdadeiro profissional do design estuda para isso, e em seus projetos, respeita uma estrutura do começo ao fim, desenvolve seus trabalhos com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura, tornando-a compreensível até para o público iletrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *